.

Imbituba

IMBITUBA: Representantes municipais se reúnem para debater sobre a Dengue

Na tarde de segunda-feira (11), a Câmara Municipal de Vereadores de Imbituba sediou a reunião organizada pela Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA). O encontro contou com a presença de representantes de diversos setores, para tratar do aumento no número de focos do Aedes aegypti no município. De acordo com informações da prefeitura, atualmente, são 23 focos localizados em apenas quatro meses. A maior parte deles (11) foi encontrada no bairro Sagrada Família. O restante está espalhado no Portinho da Vila (03), Centro (03), Nova Brasília (03), Vila Nova (02) e Itapirubá (01).

Durante o evento, a bióloga e coordenadora do setor de zoonoses da região da Amurel, Sabrina Fernandes Cardoso, fez um alerta ao público presente no plenário. “O Estado está vivenciando a sua pior epidemia de dengue dos últimos anos. Já são 17 óbitos até o momento em Santa Catarina e o município de Imbituba está infestado pelo mosquito Aedes aegypti, junto de Araranguá, Sombrio e Passo de Torres na região sul. Para termos uma transmissão sustentada é apenas uma questão de tempo. A situação é muito difícil, por isso, essa reunião foi tão importante, para sensibilizar todos os setores da esfera municipal”, disse Sabrina Fernandes.

Fez também uso da palavra, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Elísio Sgrott, que ressaltou a importância da reunião, de envolver os Agentes Comunitários de Saúde, dos alunos e professores das escolas municipais, estaduais e particulares. O prefeito municipal, Rosenvaldo da Silva Júnior, exaltou a necessidade da conscientização por parte de todos.

“Esse trabalho em conjunto ajuda na conscientização e nos ajuda a organizar estratégias para podermos vencer esse desafio. A gente já tem a doença presente em Santa Catarina. Então, por isso, temos essa preocupação de trabalhar para eliminar esses focos e diminuir o risco de contágio em nossa cidade”, afirmou Rosenvaldo.

Estavam presentes da reunião, os vereadores Thiago Rosa, Bruno Pacheco, Humberto Carlos dos Santos e Renato Figueiredo (licenciado). Os secretários; Graciela Wiemes Ribeiro (Saúde), Adriane Luiz (Fazenda), Diego Huorlin Leopoldo (Agricultura e Pesca), Vitor Lobianco (Fiscalização e Controle Urbano), Isabella Rocha (Gestão e Planejamento Urbano), Thiago Machado (Administração/interino); a coordenadora da Vigilância em Saúde, Carina Genovez; o procurador-geral, Kadyr Cargnin; representantes das secretarias municipais, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Hospital São Camilo e da SCPAR Porto de Imbituba, também marcaram presença no evento.