Notícia

Assinado o convênio para a construção da ala de hemodiálise em Imbituba

Hospital São Camilo, Imbituba, Prefeitura de Imbituba, Saúde

O Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, assinou, no fim da tarde desta quinta-feira (23), o convênio para a execução da obra para a instalação de uma ala de hemodiálise no Hospital São Camilo. O projeto prevê a reforma e a ampliação da unidade hospitalar. No local, serão implantados, um ambulatório e o espaço para a diálise.

Para a construção, a Prefeitura de Imbituba investirá R$ 1 milhão e o município de Garopaba, outros R$ 300 mil. A mão de obra será contratada e coordenada pelo próprio hospital. A intenção é que a ala fique pronta até maio de 2024 e os atendimentos sejam iniciados ainda no primeiro semestre do próximo ano.

“Esse é um momento histórico para a cidade de Imbituba, assim como foi a instalação da UTI e a reinauguração a maternidade. Quem é paciente ou familiar de paciente sabe o que representa a instalação da ala hemodiálise no São Camilo. Hoje, temos uma demanda alta de pacientes que necessitam do serviço em Tubarão. Será uma evolução muito grande no tratamento que, hoje, é oferecido aos nossos cidadãos” disse o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior.

Atualmente, 30 pacientes cadastrados na Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), através do Transporte Fora do Domicílio (TFD), fazem as sessões de diálise, três vezes por semana, em Tubarão. Depois da Cidade Azul, Imbituba será o segundo município da Amurel a oferecer o serviço.

Além do prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior, o ato, na sede do hospital, contou com a presença do vice-prefeito, Clésio do Marcão, do Secretário Municipal de Saúde, Emanoel Matos, do Presidente da Câmara de Vereadores, Leonir de Souza, do Diretor do Hospital São Camilo, Alessandro Campos, da representante da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, Alaluxa Barcelos da Rosa Martins, bem como, de secretários municipais e vereadores.

Lourival Martins, morador do bairro Vila Nova, foi um dos incentivadores à instalação da ala de hemodiálise no São Camilo, ao lado do vereador Valdir Rodrigues. Lourival hoje é transplantado, mas, durante muito tempo, foi paciente e precisou das sessões de hemodiálise em Tubarão.

“Essa foi uma luta de dois anos. Uma ideia que surgiu quando eu ainda fazia hemodiálise em Tubarão. A gente fica feliz por estar aqui, com saúde, para presenciar esse momento. A cidade será beneficiada! Essa é uma conquista de toda a região. Eu só tenho a agradecer ao prefeito Rosenvaldo, ao secretário Emanoel e ao meu amigo e vereador, Valdir Rodrigues, por todo o esforço”, ressaltou Lourival Martins, que dará nome ao novo espaço do hospital de Imbituba.