Notícia

Representante da Cerpalo participa de missão internacional

A Cooperativa de Eletricidade de Paulo Lopes (Cerpalo) marcou presença em uma missão internacional de cooperação. O evento ocorreu em Buenos Aires, de 3 a 7 de dezembro. O objetivo principal da agenda foi enriquecer o conhecimento dos representantes de cooperativas catarinenses sobre o sistema cooperativista argentino.

O evento foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop-SC). De acordo com o presidente da cooperativa, Moacir Nasário Alves, o Moka, a representação da Cerpalo reafirmou o compromisso com a capacitação de colaboradores e a valorização do cooperativismo em prol do desenvolvimento dos municípios atendidos e da região como um todo.

Representante da Cerpalo, Iliane Virgilio enfatizou a importância do intercâmbio internacional, destacando o retorno positivo em relação ao progresso do cooperativismo no Brasil. “Voltamos satisfeitos com o avanço do cooperativismo em nosso país, cientes da importância da nossa atuação para promover a educação cooperativista aos nossos associados”, afirmou.

O itinerário da missão incluiu visitas a organizações como a Confederação de Cooperativas da República Argentina (Cooperar), a Associação de Cooperativas Argentinas (ACA), além das cooperativas Credicoop, Mundo Nuevo e Creando Conciencia.

A comitiva foi liderada por Luiz Vicente Suzin, presidente do Sistema Ocesc (Organização das Cooperativas de Santa Catarina), Claudia Moreno, coordenadora de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), e Neivo Luiz Panho, superintendente do Sescoop.

Ao longo da missão, os participantes conheceram as diferenças no sistema cooperativista em diversos setores em relação a Brasil e Argentina, fortalecendo o desenvolvimento organizacional do cooperativismo em Santa Catarina.