.

DestaqueNotícia

Nova subestação da Cerpalo entra em funcionamento

Obra representa um marco para o desenvolvimento regional

A nova subestação da Cerpalo (Cooperativa de Eletrificação de Paulo Lopes) entrou em funcionamento nesta quinta-feira (2). O início da operação é um marco histórico para a cooperativa. Com a subestação de 138 KV-20/26 MVA, a Cerpalo dá um salto de qualidade e de confiabilidade para o sistema de distribuição de energia na área de abrangência. Com o novo empreendimento, a cooperativa passa a atender com ainda mais eficiência em todas as épocas do ano.
Conforme o presidente da Cerpalo, Moacir Nasário Alves, o Moka, a subestação foi energizada às 13h dessa quarta-feira (1º). “Já nesta quinta, os primeiros consumidores começaram a receber a distribuição energética a partir do empreendimento. Estamos vivendo um momento histórico em que a Cerpalo reforça a qualidade e a confiabilidade no fornecimento de energia elétrica. Isso vai ampliar a possibilidade para instalação de indústrias e também o incremento do turismo na nossa região”, disse Moka.
De acordo com o engenheiro eletricista, Gleycon João Correia, responsável pela obra, o primeiro bairro a ser atendido foi Penha, em Imbituba. Ainda nesta semana serão contemplados os bairros Barrinha, Espraiado, Cova Triste, Morro Agudo e Penha, em Paulo Lopes, assim como o bairro Laranjal, em Imaruí. Segundo ele, o trabalho de transferência de carga continua durante as próximas semanas de fevereiro.
As obras da nova subestação começaram em 30 de janeiro de 2022, com o início da terraplanagem. Em março começou o estaqueamento. Em abril foram construídas as fundações e o muro. Em agosto foram instalados os postes dos alimentadores, a parede corta-fogo e os pórticos. Em setembro foram instalados o banco capacitor e o disjuntor de média tensão. No dia 4 de novembro foi instalado o transformador e ainda naquele mês foi iniciada a construção da linha de transmissão de 138 KV. Desde janeiro deste ano os últimos ajustes vinham sendo feitos, até a energização da subestação, às 13h do dia 1º de fevereiro.