.

DestaqueImbitubaNotícia

Cerpalo conclui etapa de obra da nova subestação

Mais um passo importante nas obras da subestação da Cooperativa de Eletricidade de Paulo Lopes (Cerpalo) está sendo dado. A etapa de fundação está na fase final. A construção vai garantir energia com ainda mais qualidade e em quantidade suficiente para atender a ampliação no número de unidades consumidoras em casas, comércios e indústrias, além da demanda na temporada de verão. A nova subestação deve começar a funcionar ainda neste ano.

Conforme o presidente da Cerpalo, Moacir Nasário Alves, o Moka, as belezas naturais e a localização estratégica colocam a região como foco de desenvolvimento. “Oferecer energia de qualidade é o nosso principal desafio, melhorando ainda mais o padrão de atendimento ao longo dos 60 anos de história. A nova subestação, assim como a constante atualização técnica e profissional, são fundamentais para que a Cerpalo caminhe de mãos dadas com o crescimento regional”, disse Moka.

A Cerpalo atende os municípios de Paulo Lopes, Garopaba, Imbituba e Imaruí. De acordo com o engenheiro eletricista, responsável pelo departamento técnico da Cerpalo, Gleycon João Correia, inicialmente, 17 mil unidades consumidoras serão atendidas pela nova unidade, que terá um transformador de 20/26MVA e poderá chegar a cerca de 25 mil unidades consumidoras. A nova subestação já prevê espaço para uma futura ampliação, que poderá dobrar e atender 50 mil unidades consumidoras.

Segundo o engenheiro, da subestação, serão conectados cinco alimentadores, sendo um para o para o Centro e outro para o bairro Penha, em Paulo Lopes, assim como um para o bairro Alto Arroio, um para o Rosa Norte e outro para o Rosa Sul, em Imbituba. Às margens da BR-101, a nova subestação será conectada a uma rede de transmissão de 138kV. A previsão técnica é que a nova subestação esteja pronta em dezembro de 2022, já com início provisório das operações.