.

ImbitubaNotíciaPolítica

Estado e Governo Federal debatem investimentos nos portos de Santa Catarina

A discussão sobre o futuro dos portos de Santa Catarina foi o tema central de uma audiência entre o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, e o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Fabrizio Pierdomenico. Também estiveram presentes na audiência, realizada em Brasília, o secretário-adjunto da SPAF, Robison Coelho, o diretor da SCPar, Jeferson Machado, e técnicos da SNPTA.

 

Porto de Laguna
Com relação ao Porto de Laguna, que está sob a gestão da SCPar, foi destacada a necessidade de investimentos na infraestrutura do canal de acesso, considerados fundamentais para garantir a autossustentabilidade das operações. O governo de Santa Catarina propôs a apresentação de um projeto para as melhorias necessárias, com o compromisso do governo federal de fornecer recursos para a obra.

“Essa parceria entre Estado e União seria a única ferramenta de fazer do porto um instrumento de desenvolvimento econômico e social para Laguna e região”, ressaltou o secretário Beto Martins.

Porto de Imbituba
Em relação ao Porto de Imbituba, também administrado pela SCPar, o secretário Pierdomenico informou que a equipe da SNPTA está considerando a possibilidade da inclusão da revitalização do molhe de abrigo na primeira fase da nova versão do PAC (Plano de Aceleração de Crescimento). Estima-se que o investimento necessário seja de R$ 100 milhões.
A SNPTA também indicou que vê boas chances de utilizar os recursos provenientes dos dividendos do Porto para financiar as obras de revitalização do acesso sul de Imbituba.

“São reivindicações que garantem a competitividade do Porto de Imbituba e ainda garantem melhorias para a população do município”, concluiu Martins.