IMBITUBA: Comunidade de Sambaqui se prepara ingressar no turismo rural – Rádio Foco Livre

IMBITUBA: Comunidade de Sambaqui se prepara ingressar no turismo rural

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário (SEDETUR) e com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Agrícola e da Pesca (SEDSAP), realizou, na última terça-feira (12), uma oficina de culinária de produtos panificados coloniais.

O objetivo foi ensinar receitas que utilizam como ingrediente alimentos que fazem parte da agricultura do município de Imbituba. Uma forma de incentivar as famílias da comunidade a participarem de um Roteiro de Turismo Rural. 

Alimentos como batata doce, aipim, banana, cenoura, beterraba e, também, a ora-pro-nóbis, que é considerada uma planta alimentícia não convencional (PANC), tornaram as receitas mais nutritivas e atrativas.

Os pratos preparados poderão fazer parte dos cardápios e serem vendidos aos turistas em almoços e cafés coloniais.

Foram planejadas para o ano de 2022 diversas oficinas que envolvem temas como gastronomia, saneamento ambiental, hortas domésticas e comunitárias, práticas corretas de manipulação de alimentos, bem como, legalização sanitária e fiscal. Serão realizadas visitas para diagnóstico das propriedades e desenvolvimento do roteiro turístico.

Fonte: PMI