Biblioteca Pública de Imbituba receberá o lançamento do livro “Imbituba Terra Boa” – Rádio Foco Livre

Biblioteca Pública de Imbituba receberá o lançamento do livro “Imbituba Terra Boa”

A Superintendência de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte da Prefeitura de Imbituba, através da Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa receberá o lançamento do livro “Imbituba terra boa”, o evento marca seu primeiro evento presencial na atual sede. Em virtude do período de Pandemia COVID-19 o evento foi reservado para um número limitado de pessoas e acontece sexta-feira, 26 de novembro de 2021, a partir das 19 horas. Mas, você é convidado a participar no conforto de sua casa, o lançamento será transmitido ao vivo pelo Instagram @bibliotecaimbituba.

A programação cumpre o fechamento da proposta da escritora Alanir Cardoso, contemplada no Edital Procult 01/2021, que obteve o apoio cultural da Prefeitura de Imbituba o incentivo fiscal da Fertisanta. “Imbituba terra boa” surge em tempos corridos e imediatistas, da contemplação e valorização das belezas naturais e consequentemente da ampliação do conhecimento cultural. Que tem ficado um pouco distante da realidade da vida das pessoas. A proponente, Alanir, entende que a cultura fortalece e forma os aspectos relacionados à identidade pessoal e social de cada indivíduo, e por tal motivo denota extrema importância.

A poeta também comenta que o foco da criação do projeto foi a divulgação da cultura local, por meio da linguagem artística, fazendo uso da poesia e da ilustração, com o intuito de levar conhecimento de forma prazerosa, visando também a acessibilidade. Pois, além do livro impresso, o mesmo será disponibilizado em formato PDF e em áudio, que estará disponível no Spotify. Possibilitando o acesso cultural às pessoas com deficiência visual primeiramente, podendo também ser destinado às pessoas que querem ler mas encontram-se com tempo reduzido e ainda para pessoas que possuem uma característica mais auditiva que visual.

Para a ilustradora Juçara Borges foi difícil representar uma paisagem que é naturalmente tão exuberante. Imbituba é linda por natureza! Por isso, foi decidido ter uma experiência de ilustração que esquivasse do clássico. A brincadeira de cores e formas teve o objetivo de complementar e enriquecer as lindas poesias. Assim como almejar atrair, também, um público mais jovem. E nessa sintonia, Alanir agradece a parceria de todos os envolvidos nessa proposta, que você conhecerá no lançamento do livro.

Os poemas ilustrados com certeza se fundem com as demais propostas de apresentação da obra, quem já escutou o spoiler do áudio se emociona com cada detalhe da musicalidade, afirma a bibliotecária, Gláucia Maindra. A equipe da Biblioteca Pública já teve a oportunidade de ler o livro em PDF e se encantou com a beleza da obra, estamos felizes em recepcionar o lançamento de “Imbituba terra boa”, que representa um momento especial para nós, onde todo o reencontro com a comunidade é uma oportunidade de troca, ainda mais quando estamos falando da beleza e sentimentos da cidade que vivemos.

O Procult é a forma prática dos benefícios das políticas culturais do município, pois por meio dele podemos levar projetos como esse para a população imbitubense, além de proporcionar a valorização dos artistas locais, fomentando a arte e a cultura da Cidade, comemora a Superintendente de Cultura, Alessandra Santos e convida a todos para prestigiarem a transmissão ao vivo. 

Importante lembrar que o Procult foi instituído pela Lei Complementar 4.276/13 e integra o Sistema Municipal de Financiamento à Cultura (SMFC). O programa apoia e viabiliza os projetos culturais mediante incentivo, por meio da renúncia fiscal do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) ou do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), ou seja, todo o cidadão e empresas da cidade podem colaborar com o desenvolvimento cultural de Imbituba, reforça Alessandra.


Lançamento do livro “Imbituba terra boa”
Escrito por Alanir Cardoso e ilustrado por Juçara Borges
Apresentação da proposta contemplada no Edital Procult,  2021.

Data: 26/11/2021, sexta-feira
Horário: 19h às 22h
Presencialmente o evento foi reservado para um número limitado de pessoas. Mas, você é convidado a participar no conforto de sua casa, o lançamento será transmitido ao vivo pelo Instagram @bibliotecaimbituba.
Para detalhes do evento, acompanhe: https://fb.me/e/1WizgYtWL


Alanir Cardoso é natural de Imaruí, aos 5 anos de idade veio com sua família residir em Imbituba. A escrita sempre esteve presente em sua trajetória, mas a partir da sua formação e prática em pedagogia foi se intensificando, onde as experiências e vivências das crianças ganhavam voz através das narrativas e documentações.

Juçara Borges é natural de Imbituba. Desde muito cedo mostrou interesse pelas artes visuais. Aos 17 anos tornou a arte sua profissão. Mais tarde encontrou na docência um novo amor, a partir desse momento dedica sua arte em prol da educação e da cultura.

Release da Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa